Convite para Propostas

Factos importantes | Sobre o fundo | Sobre os convites para subsídios | Processo | Apoio | Subsídios de Oportunidade | Subsídio de Criação dum Movimento | FAQs

SUBSIDIO DE OPORTUNIDADE FECHADA PARA CANDIDATURAS

Factos importantes

Subsídio de Oportunidade

Subsídio de Criação dum Movimento

Máximo de GBP 5.000 por ano renovável por dois anos = GBP 10.000

Máximo de GBP 50.000 em dois anos

África do Sul, Zimbábue e Lesoto

Qualquer país da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral

Prazo para inscrição completa: meia-noite, horário da AS na quarta-feira, 31 de Agosto de 2022

Prazo para a nota conceitual: horário da meia-noite AS na segunda-feira, 22 de agosto de 2022

 

Prazo para inscrição completa: meia-noite, horário da AS na sexta-feira, 30 de setembro de 2022.

Período do subsídio: de 1 de janeiro de 2023 a 30 de dezembro de 2024

Áreas de actuação para ambos os Subsídios

Aumentar o acesso à saúde reprodutiva

Melhorar a saúde sexual dos jovens

Remover as barreiras ao aborto seguro

Eliminar a VBG

Eliminar o estigma e a discriminação

As organizações de Direitos das Mulheres são convidadas a candidatar-se ao financiamento do Fundo Voice and Choice Southern Africa (VCSA), estabelecido no âmbito do Amplify Change Partnership Grant. O fundo é administrado pela Gender Links por meio da GL Sustainability Hub Grant Making Unit.

Sobre o Fundo

O direito à autonomia e integridade corporal é um pilar central dos direitos das mulheres. Desde a adoção de uma estratégia de SRHR de longo alcance pelos Ministros da Saúde da SADC em novembro de 2018, o Voice and Choice Movement ganhou impulso na África Austral. Com o apoio de Amplify Change, GL coordenou o trabalho de Voice and Choice da Southern African Gender Protocol Alliance. Como parceira da Amplify Change, a GL está a gerenciar um novo portfólio de subdoação – o Voice and Choice Southern Africa Fund.

Somos um fundo de desafio que responde às ideias apresentadas pela sociedade civil para fortalecer a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos. Como um fundo de desafio, contamos convosco para propor as vossas ideias para uma advocacia bem-sucedida para fortalecer a SRHR. Apoiamos organizações locais da sociedade civil que defendem o fortalecimento da SRHR nos nossos cinco temas prioritários. Os candidatos precisam de pensar estrategicamente sobre seus movimentos locais e definir um papel que fará a contribuição mais efectiva para a mudança. As candidaturas devem responder à Teoria da Mudança do AmplifyChange.

Sobre os Convites para Subsídios

O Fundo VCSA oferece dois tipos de Subsídios

1. Subsídios de Oportunidade – um máximo de GBP 10.000 ao longo de dois anos para organizações com um orçamento anual inferior a GBP 50.000 por ano, no Lesoto, África do Sul e Zimbábue.

2. Subsídio de Criação dum Movimento – um máximo de GBP 50.000 ao longo de dois anos para organizações com um orçamento inferior a GBP 500.000 por ano, em qualquer um dos 16 países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Os candidatos só podem candidatar-se ao Subsídio de Oportunidade ou Subsídio de Criação dum Movimento, NÃO a ambos. Eles só podem candidatar-se a um subsídio em qualquer uma das duas janelas.

Processo

Todas as candidaturas devem ser preenchidas online. No caso do Subsídio de Oportunidade, você deve primeiro preencher o formulário de elegibilidade, antes de prosseguir para a inscrição completa. O prazo para inscrição completa é meia-noite, horário da AS, 31 de Agosto de 2022, Você será informado sobre o resultado até 1 de Outubro de 2022. 

No caso do Subsídio de Criação dum Movimento, você também deve preencher o formulário de elegibilidade antes de fazer uma nota conceitual. Isso deve ser feito até à meia-noite, horário da AS, de 22 de agosto de 2022. Você receberá uma resposta à sua inscrição até 1 de Setembro de 2022. Se você for bem-sucedido, será convidado a enviar uma proposta completa até 30 de Setembro de 2022. O resultado final será anunciado até 15 de Outubro de 2022. 

Apoio

A GL procura garantir que este processo seja o mais inclusivo possível e, em particular, que a candidatura online não prejudique nenhuma organização. Os seguintes estão disponíveis para ajudar:

Pays

Nome

E Mail

Telemóvel

Africa do Sul

Nomthandazo Mankazana-Mokoa

grants1@genderlinks.org.za

+27 (0)73 920 2165

+27 (0)82 560 0066

Lesoto

Ntolo Lekau

lesprogofficer@genderlinks.org.za

+266 (0) 58459182

Zimbábue

Tapiwa Zvaraya

Zimmande@genderlinks.org.za

+263(0) 773955517

Guias e filmes

Subsídios de Oportunidade

SUBSIDIO DE OPORTUNIDADE FECHADA PARA CANDIDATURAS

O que é que nós estamos á procura

Os Subsídios de Oportunidade fornecem financiamento para pequenas organizações apoiarem a defesa da saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SRHR) a nível local. Apoiamos organizações de base que muitas vezes têm dificuldade de acesso ao financiamento.

O objetivo do Subsídio de Oportunidade é ajudar grupos comunitários novos e pequenos a implementar ideias e abordagens inovadoras para a defesa de SRHR. Os subsídios são para um máximo de GBP 5.000 por ano por um máximo de dois anos.

O nosso objetivo é ser flexível na nossa abordagem de financiamento para que organizações pequenas e novas possam aceder a financiamento, mas esperamos apoiar projectos que tenham potencial promissor para alcançar mudanças significativas para a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.

Eligibilidade para o Subsídio de Oportunidade

Uma organização qualificada para um Subsídio de Oportunidade deve:

  • Ser uma Organização dos Direitos da Mulher. Isso significa que o foco principal de sua organização deve incluir um dos seguintes: direitos das mulheres ou meninas; igualdade de gênero; fazer mudanças feministas; LGBTQ+. Além disso, a sua organização deve ser liderada por mulheres.
  • Ser baseada e implementando um projeto no Lesoto, África do Sul ou Zimbábue.
  • Ter um rendimento anual inferior a GBP 50.000 e poder provar isso através de documentos financeiros devidamente assinados.
  • Estar registrada ou disposta a registrar-se antes da atribuição do subsídio. Grupos não registrados podem candidatar-se. Se o seu grupo não estiver registrado, você ainda será considerado para financiamento e – se for bem-sucedido na fase de inscrição – estará sujeito à mesma diligência e avaliações financeiras que se aplicam a todas as organizações. Se sua organização se puder registrar, nós o apoiaremos nesse processo antes do início do seu projeto. Caso não seja possível se registrar, será necessário indicar um patrocinador fiscal.
  • A sua organização precisa ter ou estar disposta a ter uma estrutura de governança formalmente constituída como parte do contrato de subsídio.
  • A sua organização precisa de ter ou estar disposta a ter uma conta bancária da organização como parte do contrato de subsídio.
  • A sua organização deve ter ou estar disposta a ter mais do que um signatário na conta bancária como parte do contrato de subsídio.

Uma organização que é elegível para um Subsídio de Oportunidade não pode ser:

  • Um candidato a um Subsídio de Criação dum Movimento; ou mais do que um Subsídio de Oportunidade.
  • Um indivíduo;
  • Empresa privada;
  • Partido politico;
  • Entidade governamental;
  • Discriminatória em qualquer forma.

Por favor faça o teste de elegibilidade antes de prosseguir para a inscrição.

Se você não tiver certeza de sua elegibilidade, entre em contato com grants1@genderlinks.org.za

Criação dum Movimento

FECHADA PARA NOTAS DE CONCEITO. OS CANDIDATOS BEM-SUCEDIDOS SERÃO ACONSELHADOS COMO PROCEDER PARA A INSCRIÇÃO COMPLETA.

O objetivo do Subsídio de Criação dum Movimento é contribuir para o desenvolvimento de movimentos mais fortes e inclusivos que defendem a Saúde e os Direitos Sexuais Reprodutivos (SRHR) na África Austral. A nossa avaliação das solicitações incluirá, portanto, uma avaliação de como os recursos são alocados entre os parceiros para contribuir para a alocação equitativa e eficaz de recursos no movimento. As organizações candidatas só podem apresentar uma candidatura como líder, mas podem ter parceiros a jusante.

Que tipo de Redes (Networks) queremos apoiar?

As candidaturas devem ser desenvolvidas em conjunto com os membros da rede. O desenvolvimento da proposta, a participação no orçamento e a governança da rede devem refletir a participação e envolvimento de toda a rede. As candidaturas devem propor uma abordagem eficaz à monitorização contínua e à construção de relações com as organizações da sociedade civil. Isso pode incluir:

  • Liderança inclusiva: os defensores são mais fortes quando trabalham juntos, mas mais resilientes quando os atores podem se defender por si mesmos. A advocacia bem-sucedida beneficia-se mais de uma combinação de experiências em SRHR e diversas conexões. Os subsídios da rede, portanto, apoiam os esforços para coordenar as campanhas em várias organizações e sua base de apoiadores públicos.
  • Conectar e construir comunidades: incluindo (mas não exclusivamente) reuniões físicas, orientação ou facilitação de intercâmbios como parte do estabelecimento de uma comunidade mais forte de defensores profissionais e líderes emergentes de SRHR. Isso ajudaria a criar o desenvolvimento de identidade profissional e caminhos de carreira para líderes de advocacia emergentes.
  • Conectar e aprender: para apoiar uma aprendizagem mais forte nas comunidades de defesa de SRHR. Apoiaremos atividades de aprendizado, como o compartilhamento das melhores práticas ou a avaliação honesta de iniciativas fracassadas. Também apoiaremos a produção de provas sobre o impacto da advocacia e a eficácia da prática da advocacia.

Elegibilidade para o Subsídio de Criação dum Movimento

Os critérios de elegibilidade referem-se exclusivamente ao requerente principal:

O requerente principal deve:

  • Seja uma Organização dos Direitos da Mulher. Isso significa que o foco principal de sua organização deve incluir um dos seguintes: direitos das mulheres ou meninas; igualdade de gênero; fazer mudança feminista; LGBTQ+. Além disso, sua organização deve ser liderada por mulheres.
  • Estar registrada num país da África Austral. Estamos a procurar apoiar redes baseadas na África Austral, emergidas das e enraizadas nas suas próprias comunidades, com o objetivo de promover a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.
  • Ter a capacidade de definir uma estratégia, angariar fundos, estabelecer metas de desempenho e outros objetivos, definir uma identidade de marca e ter uma estrutura de governança totalmente independente de uma sede ou escritório de suporte baseado no Norte Global.
  • Ser uma organização da sociedade civil estabelecida com estruturas de governança transparentes,
  • Ter contas auditadas dos últimos dois anos.
  • Ter uma conta bancária com dois signatários
  • Ter um estatuto de registro que lhes permita receber fundos de fontes estrangeiras
  • Um histórico comprovado de trabalho em pelo menos um dos cinco temas prioritários das Áreas de actuação para os Subsídios
  • Um histórico comprovado e capacidade de fornecer apoio ao movimento SRHR, com experiência de trabalho ou apoio a redes, coligações, parceiros ou organizações da sociedade civil SRHR;

Uma organização que é elegível para um Subsídio de Criação dum Movimento não pode ser:

  • Um candidato a um Subsídio de Oportunidade; ou a mais de um Subsídio de Criação dum Movimento.
  • Um indivíduo;
  • Empresa privada;
  • Partido politico;
  • Entidade governamental;
  • Discriminatória em qualquer forma.

Perguntas frequentes

  • Qual subsídio solicitar

    Quem determina se a organização deve candidatar-se ao Subsídio da Criação dum Movimento ou ao Subsídio de Oportunidade?
    O requerente e os critérios de elegibilidade. Se você é uma Organização dos Direitos da Mulher (WRO) sem fins lucrativos com rendimentos inferiores a GBP 50.000 por ano registrada na África do Sul, Lesoto ou Zimbábue, trabalhando em SRHR, você pode solicitar o Subsídio de Oportunidade. Se você for uma WRO registrada em qualquer país da SADC com pelo menos dois anos de resultados financeiros auditados; um histórico de criação de Movimentos de SRHR; um rendimento inferior a GBP 500.000 por ano, você pode solicitar o Subsídio de Criação dum Movimento.

  • Solicitar mais do que um subsídio

    Uma organização pode candidatar-se a ambos os subsidios?
    Não.

  • Como chegar ao requerimento

    Como vamos fazer o teste de elegibilidade?
    Por favor, encontre o teste de elegibilidade para o Subsídio de Criação dum Movimento aqui no site e para o Subsídio de Oportunidade aqui no site.

    Já fiz o teste de elegibilidade e obtive sucesso. Onde devo ir para prosseguir com o requerimento?
    Se você tiver sucesso, você receberá uma mensagem na tela com um link para o requerimento de inscrição.

  • Histórico, tamanho e rendimentos

    O subsídio é acessível a novas organizações que não receberam financiamento?
    Sim, para os Subsídios de Oportunidade, disponíveis na África do Sul, Zimbabué e Lesoto.

    E se você estiver no meio. então você não é suficientemente pequeno para o Subsídio de Oportunidade, mas não é suficientemente grande para ser elegível para a concessão do Subsídio da Criação dum Movimento?
    O critério para o Subsídio de Criação dum Movimento é que o seu rendimento seja inferior a GBP 500.000 por ano. Portanto, não está claro como você deixaria de ser suficientemente grande. No entanto, existem vários outros critérios, nomeadamente um histórico de criação de Movimentos de SRHR.

    Os ativos da organização podem ser considerados como parte do GBP500.000?
    Este é um valor de rendimentos. Novamente, os rendimentos precisam de ser menores que este valor, portanto, não deve ser um limite difícil de atingir.

  • Liderança

    O que significa liderado por mulheres? Estamos a falar de mulheres cisgênero ou inclui mulheres que são atribuídas ao sexo masculino no nascimento?
    Homens transgêneros, ou seja, homens que se identificam como mulheres, podem ser considerados mulheres líderes.

    Quais aspectos do trabalho LGBTIQA+ são incluídos; a nossa inscrição anterior foi recusada devido ao líder ser um homem (não conformidade de gênero)?
    O critério é que a organização seja liderada por pessoas que se identifiquem como mulheres.

  • Beneficiários da Amplify Change (Ampliar Mudança)

    As organizações que são beneficiárias atuais ou anteriores da AmplifyChange são elegíveis para se inscrever (para o subsídio de Criação de um Movimento, em particular)?
    Sim

    Os atuais beneficiários da AmplifyChange são elegíveis para o subsídio de Oportunidade?
    Sim

  • Registro

    Uma Empresa Sem Fins Lucrativos é elegível para se candidatar?
    Sim

    Uma ONG de base é elegível para se candidatar?
    Sim, especialmente para os Subsídios de Oportunidade disponíveis no Lesoto, Zimbábue e África do Sul. Para estes subsídios, você não precisa ter um registro, um conselho ou uma conta bancária com dois signatários, mas terá que se comprometer a garantir que todos estejam em vigor, caso seja bem-sucedido. Para liderar um pedido de Criação dum Movimento (disponível em qualquer um dos países da SADC), você precisará ter tudo isso em vigor, além de resultados financeiros auditados de pelo menos dois anos para se qualificar.

    Somos uma ONGI podemos candidatar-nos?
    Organizações Não Governamentais Internacionais (ONGIs) podem candidatar-se APENAS como parceiras dentro de uma Rede liderada por uma organização sediada no Sul, quando relevante e onde demonstrem uma boa relação custo-benefício.

  • Recebimento de financiamento estrangeiro

    Como verificamos se somos elegíveis para solicitar financiamento estrangeiro?
    Isso é específico para cada país. Geralmente deve ser possível receber doações de uma fonte estrangeira para a promoção da justiça social.

  • Conformidade financeira

    Uma questão que as pequenas/médias organizações da nossa rede tem levantado: Já passaram pelo teste de elegibilidade e aparentemente estão desclassificadas por não atenderem à “existência de resultados financeiros auditados”. Eles ainda não tiveram a oportunidade de fazê-lo, mas estão dispostos a começar se eventualmente forem selecionados para receber os fundos. Você sugere mais alguma dica para lidar com essa situação ou eles devem desistir?
    Para o Subsídio de Criação dum Movimento é necessário que a organização líder tenha pelo menos dois anos de resultados financeiros auditados.

    Se minhas finanças estiverem atualmente em auditoria e forem finalizadas até a data do envio final, posso responder sim para finanças auditadas para fins de elegibilidade? Uma organização em processo de auditoria de seus livros pode ser elegível para financiamento?
    Sim, desde que você tenha a certeza de que eles estarão disponíveis se for convidado a enviar uma inscrição completa para o Subsídio de Criação dum Movimento, antes de 30 de Setembro de 2022.

    Podemos utilizar um Patrocinador Fiscal se não formos elegívelis como um movimento jovem em crescimento? Conseguimos um patrocinador fiscal que tenha todos os requisitos?
    Sim, isso será considerado, desde que 1) o patrocinador fiscal atenda aos requisitos e 2) sua organização atenda a todos os outros critérios e esteja disposta a implementar essas medidas como parte do subsídio.

    Você é elegível para se inscrever se não estiver em conformidade com os impostos?
    Isso não é um requisito no momento da inscrição, mas provavelmente será uma condição do seu contrato na due diligence, caso você seja bem-sucedido.

  • Movimentos e coligações

    Como você define um “movimento”? Existem tipos específicos de mudança cultural, social ou política que você prioriza ou está mais interessado no espaço de SRHR para o subsídio de Criação de um Movimento?
    Por favor, veja as perguntas nos critérios de elegibilidade para o subsídio de Criação de um Movimento. As áreas de trabalho de ambas as bolsas são aumentar o acesso à saúde reprodutiva; melhorar a saúde sexual dos jovens; remoção de barreiras ao aborto seguro; eliminação da VBG; eliminar o estigma e a discriminação.

    Gostamos de trabalhar em consórcio, ainda podemos fazer isso?
    Apenas uma organização pode se candidatar como líder e assumir total responsabilidade por todas as obrigações legais e financeiras. Os membros do consórcio seriam parceiros de implementação ou a jusante. Não há limites para o número de organizações em um consórcio, desde que bem geridas.

    Trabalhamos com diversas redes; podemos enviar mais de uma candidatura?
    As organizações podem apresentar apenas uma candidatura como organização líder nesta ronda de Subsídios de Criação dum Movimento.

    Uma organização pode envolver suas afiliadas como parte da Coligação?
    Sim

    Uma coligação pode ser uma organização, com filiais ou estritamente duas ou mais organizações? As coligações podem ser consideradas como uma organização com 28 filiais?
    Sim, desde que cumpra os critérios para a Criação de um Movimento.

    Quatro organizações estão planeando colaborar. Isso está bem?
    Sim, desde que haja uma organização líder que atenda aos critérios de elegibilidade do subsídio de Criação de um Movimento.

    Um candidato que não tenha sido ilegível pode ser incluido como parceiro?
    Sim, desde que seja uma WRO que promova SRHR.

    Os parceiros do governo podem ser nomeados como parceiros do projeto ou membros da coligação como parte do subsídio de Criação de um Movimento ou precisam ser OSCs?
    Os governos podem ser parceiros do projeto, mas não membros da coligação. As entidades governamentais não podem receber fundos do subsídio.

    O Lesoto é elegível para o subsídio de Criação de um Movimento?
    Movimentos de SRHR liderados pela WRO em qualquer um dos 16 países da SADC são elegíveis para se candidatar ao subsídio de Criação de um Movimento, desde que a agência líder cumpra os critérios do Fundo.

    O projeto pode ser implementado em mais de um país da SADC? Este projeto pode ser implementado transnacionalmente e uma organização que recebe o subsídio (Zâmbia, Zimbábue e Lesoto). É possível que um projecto seja implementado em mais do que um país?
    Nosso principal objetivo é fortalecer as redes de nível nacional. Consideraremos iniciativas de vários países apenas se elas puderem demonstrar um impacto real.

  • Subsídio de Oportunidade – alcance geográfico

    A Zâmbia está excluída dos subsídios menores para novas organizações? As OSCs em Angola podem candidatar-se?
    Este subsídio está aberto apenas para WRO na África do Sul, Lesoto e Zimbábue.

  • Temas

    Em quantos temas podemos trabalhar?
    AmplifyChange tem cinco temas prioritários e você está convidado a trabalhar em qualquer um desses temas, você pode escolher um ou trabalhar em mais de um como achar melhor.Os temas são: ampliação do acesso à saúde reprodutiva; melhorar a saúde sexual dos jovens; remoção de barreiras ao aborto seguro; eliminação da VBG; eliminar o estigma e a discriminação.

  • Budget

    Como determinamos a taxa de câmbio para o orçamento?
    Para obter orientação sobre esta e outras preocupações financeiras, consulte a orientação financeira na nossa página de recursos.

    Para os Subsídios de Oportunidade, que áreas operacionais os subsídios cobrem, por exemplo, salários, viagens, formação, etc.? Os Subsídios de Oportunidade também cobrem os custos administrativos?
    Sim. Para obter detalhes, consulte a orientação orçamentária na planilha Excel no início e incorporada ao requerimento. O orçamento especifica as proporções desejáveis ​​de programas, para RH, para custos administrativos.